“Brincar com a criança na rua, deixá-la ir ao parque, ter um espaço onde possa brincar… Tudo isso está a desaparecer.”
Beatriz Pereira, Centro de Investigação em Estudos da Criança, Instituto da Educação
“Brincar permite adquirir instrumentos fundamentais para a resolução de problemas, tomada de decisões e permite também o desenvolvimento de uma capacidade perceptiva em relação ao espaço físico e em relação aos outros”
Prof. Carlos Neto, Faculdade de Motricidade Humana
“Brincar fora de casa, na natureza, é insubstituível [para o desenvolvimento das crianças. (…) Não se pode negar às crianças a oportunidade de se envolverem em actividades de risco.”
Luís Januário, ex-Presidente da Sociedade Portuguesa de Pediatria

“Todos os estudos apontam para que as crianças ativas tenham mais capacidade de aprendizagem e concentração além de, a longo prazo, maior probabilidade de terem sucesso”
Prof. Carlos Neto, Faculdade de Motricidade Humana
“Ao estarem em espaços amplos, desenvolvem a orientação espacial e as capacidades motoras e combatem o sedentarismo. (…) Fala-se muito na falta de vitamina D. Esta está relacionada precisamente com a quantidade de luz que as crianças apanham”
Luís Ribeiro, Pediatra e Presidente da Associação de Profissionais de Educação Física
“Uma criança que não corre riscos não aprende os riscos que pode correr [mais tarde]. Hoje, temos crianças superprotegidas na área do brincar, não têm autonomia e não são responsáveis. São analfabetos do corpo”.
Helena Sacadura, Associação Portuguesa de Segurança Infantil